DICAS

Como melhorar a performance de seus pneus e reduzir custos?

Escolher bem um pneu e explorar corretamente todo o seu potencial permite otimizar os custos com “Pneus” e “Combustíveis”, dois pontos principais nos gastos de exploração. Também contribui para trabalhar nas melhores condições de segurança. Respeitar as regras simples de utilização de pneus é suficiente para aumentar a longevidade. Para isso, é necessário compreender seu funcionamento a fim de ser capaz de prestar mais atenção a suas condições de uso. Escolher bem um pneu é explorar corretamente seu potencial.

A otimização da longevidade dos pneus exige, sempre que as condições de trabalho permitirem, um grande cuidado e atenção no traçado das pistas e das áreas de trabalho, assim como a manutenção regular das mesmas. O modo de condução dos equipamentos também impacta na longevidade do pneu. A correta utilização dos pneus contribui para poupar os recursos naturais do planeta.

Para uma gestão eficiente dos pneus é necessário que todos os setores da empresa estejam envolvidos em um único propósito, mas três setores são os responsáveis diretos pela redução dos custos: suprimentos, manutenção, operação.

Suprimentos: garantir que o pneu adquirido seja o correto para a aplicação nos equipamentos levando em consideração as características operacionais dos mesmos.

Manutenção: criar indicadores de performance que possam orientar quais o procedimentos ou ações devem ser tomadas quando identificados desvios que resultam em perdas prematuras dos pneus. Alguns controles são de responsabilidade direta do departamento de manutenção:

Manter a pressão correta dos pneus;
Fazer rodízios periódicos,
Manutenção preventiva de rodas e aros;
Retirar os pneus no tempo correto;
Garantir que todos os procedimentos de montagem sejam obedecidos.

Operação: garantir que as condições de trabalho dos equipamentos sejam o mais próximo do ideal.

Manutenção das pistas de rolagem;
Verificar as inclinações frontais e laterais;
Manutenção das áreas de carga e descarga;
Garantir que os operadores conduzem os equipamentos de forma correta;
Respeitar os limites de velocidade e carga estipulados pela engenharia.

Por que reformar seus Pneus?



Redução de até 70% no custo/hora;
Facilidade de adaptação da banda de rodagem à operação;
Sustentabilidade Ambiental.

Benefícios do Controle de Pressão



O controle da pressão é o principal procedimento que garante a performance de um pneu. O simples fato de calibrar o pneu corretamente implica em uma redução em torno de 30% no custo final do mesmo, garante ainda que a estrutura da carcaça seja preservada, permitindo a reforma e evitando acidentes.

A curva ao lado representa as consequências de uma pressão de trabalho inadaptada a performance dos pneus.

Trata-se da média das tendências observadas. As pressões recomendadas pelos construtores corresp

ondem a condições padrões de utilização dos veículos.

As condições particulares de utilização podem conduzir a modular essas recomendações.